Atendemos somente com horário marcado. Agende seu horário.

Blog

MR Cerimonial / Assessoria de Casamento  / O discurso dos padrinhos: protocolo e emoção
O discurso dos padrinhos: protocolo e emoção

O discurso dos padrinhos: protocolo e emoção

O dia do casamento é muito especial graças a pequenos e grandes momentos que o tornam o momento que deve ser. Mas isso, diferente do que alguns possam pensar, vai muito além dos detalhes físicos como a decoração de casamento ou mesmo elementos que parecem ter o protagonista, como aquele vestido de noiva que tira suspiros dos convidados. O que também torna o dia especial é a participação de pessoas presentes na vida dos noivos e que os ajudam nessa trajetória até o altar. E, na maioria das vezes, essas pessoas ganham papel reservado no dia C: são os padrinhos e madrinhas. Já que eles acompanharam desde a escolha do bolo de casamento aos últimos toques do dia, eles provavelmente gostarão de falar algumas palavras especiais para vocês e para os convidados. Algumas dicas são válidas nesse momento, tanto para os padrinhos como para os noivos.

Quando deve ser feito

É importante decidir quando serão os discursos, não tanto pela etiqueta, mas sim pela organização da festa. Muitos noivos se esquecem de programar o momento certo tanto para o discurso dos padrinhos como para o dele e, quando se dão conta, já estão dançando as últimas músicas da festa de casamento. Dessa forma, por não terem esse momento reservado acabam passando o dia sem esse detalhe mais que especial.

A hora mais indicada é no início ou final da recepção. Diga aos padrinhos que esse será o momento reservado, caso queiram deixar frases curtas de amor e carinho. Peça também que eles informem ao cerimonialista ou à pessoa responsável pelo cronograma da festa, para que eles saibam quem irá falar.

Qual o lugar ideal

Não é necessário que todos se movam para outro local para o discurso. Ele pode ser feito no mesmo local da recepção e até, quem sabe, com os convidados sentados e acomodados nos seus lugares, onde ser servido o buffet. Aproveitem esse espaço com a decoração escolhida, seja ela a decoração de casamento rústica ou mesmo as mais tradicionais, para dar mais emoção às palavras que serão ditas pelos seus amigos, por isso prepare esse momento para que seja realizado no local da recepção, que estará preparado para receber esses instantes emocionantes.

Como deve ser feito

Sim, o discurso é pessoal, palavras únicas de cada um, mas ainda assim existem dicas valiosas, tanto para ajudar os padrinhos a encontrarem as inspirações para esse texto, como para os noivos, que podem aconselhar seus amigos da melhor forma para que tudo corra como foi planejado e sem imprevistos.

É sempre importante lembrar quem serão os presentes nesse dia, e se sabe que seus padrinhos às vezes não medem palavras para expressar emoções, lembre-os do linguajar adequado para o momento, já que provavelmente seus avós ou tios estarão lá. E para os padrinhos, para conseguir expressar tudo aquilo que pretendem não deixem de colocar no papel e ir moldando o discurso que pretendem dar. Assim como os noivos vão preparando o texto para o convite de casamento ou mesmo os votos, escrevendo e reescrevendo, a mesma técnica pode ser usada pelos padrinhos, com certeza facilitará o resultado.

Se estão nessa fase de preparar o momento para o discurso é porque já enviaram os convites de casamento e estão muito perto do grande dia. Agora é esperar a música de casamento tocar para entrarem na cerimônia e realizar essa união tão esperada, e preparem os lenços: com certeza vocês vão se emocionar com seus padrinhos!