Atendemos somente com horário marcado. Agende seu horário.

Blog

MR Cerimonial / Assessoria de Casamento  / Ideias solidárias para as lembrancinhas dos convidados
Ideias solidárias para as lembrancinhas dos convidados

Ideias solidárias para as lembrancinhas dos convidados

Além do vestido de noiva, que normalmente é o look de casamento mais caro, por ser o mais trabalhado e cheio de detalhes, a decoração de casamento também é responsável por uma parte considerável dos gastos do casal, que terá um orçamento para cada parte do enlace. E, para que tudo caminhe como manda a tradição, é fundamental também pensar nos amigos e familiares. Os noivos oferecem uma festa para celebrar o amor e para que todos os convidados estejam à vontade e, ao final, oferecem a eles lembrancinhas de casamento que irão eternizar o momento. 

Mas vocês já pensaram em tornar essas recordações verdadeiros presentes para a humanidade? As lembrancinhas solidárias têm feito sucesso entre vários casais e não é difícil pensar em opções com essa finalidade, como mostraremos neste artigo. Tanto se colaboram habitualmente em atividades solidárias como se o fazem de maneira pontual, o dia C pode ser o momento ideal para contribuir com causas que vocês consideram importantes ou especialmente justas.

Primeiro passo: escolha sua causa

As opções são muito variadas, mas quanto mais sensibilizados vocês se sintam com o trabalho desenvolvido por alguma associação, mais gratificante será depois. Existem fundações que lutam contra inúmeros tipos de doenças, bancos de alimentos, centros de atenção a crianças e familiares sem recursos, associações de proteção a mulheres vítimas de violência de gênero, atenção a crianças hospitalizadas, entre outras. Algumas organizações dedicadas à assistência de pessoas com deficiência elaboram produtos artísticos ou artesanais, que também podem ser a lembrancinha de casamento diferente e original, já que são únicas e estão feitas à mão, uma forma de apoiar a arte local de sua cidade.

Comércio justo

Se acreditam na luta pelos direitos humanos, podem escolher modelos de lembrancinha de casamento provenientes do comércio justo. Os produtos que têm um distintivo garantem a sua procedência de lugares que respeitam os direitos humanos e pagam um salário decente às pessoas que os confeccionam. Poderão facilmente encontrar chocolates, chás ou cafés que vêm do comércio justo, e preparar com eles presentes que vão além da festa e trazem mais consciência aos convidados.

Associações humanitárias

Outra opção é destinar o importe que vão gastar nos presentes e fazer um donativo a alguma associação humanitária ou ONG. Eles entregarão os cartões de agradecimento, que vocês podem oferecer aos convidados. Essa é uma ótima opção para quem buscava lembrancinhas de casamento simples, mas cheias de significado, para oferecer na sua festa. Hoje em dia é uma das opções preferidas pelos noivos que são participantes de organizações que têm como objetivo ajudar ao próximo. Em cada cidade é possível encontrar essas associações e entrar em contato com seus representantes e colaboradores.

Muitas ONG’s também produzem artesanato que podem perfeitamente serem usados como lembrancinhas de casamento baratas, como cartões com mensagens, canecas ou pulseiras, camisetas e broches, e destinam o dinheiro a alguma ação solidária: a construção de um poço de água, material escolar para ajudar na educação das crianças, aquisição de alimentos para pessoas desfavorecidas etc. Opções não faltam, tanto no Brasil quanto em vários países do mundo. Descubram a que melhor representará o dia de vocês!

Meio ambiente e animais

A defesa do meio ambiente e da natureza pode ser outra causa justa com a qual colaborar. As lembranças ecológicas estão na moda e são recomendadas para a “saúde” do planeta. Uma muda que os convidados possam levar para casa e transplantar, ou uma bolsinha de sementes, será uma lembrança que durará muito tempo, já que os amigos poderão desfrutar e cuidar delas em suas casas. Se vocês amam os animais, também podem colaborar com alguma instituição protetora, compartilhando fotos de cães e gatos para adoção, ou colocando em algum lugar do salão, uma mesa com uma exposição de animais domésticos que procuram um novo lar. Talvez assim algum dos convidados encontre o seu futuro melhor amigo. Em qualquer caso, sempre podem realizar um donativo como presente de casamento a uma dessas organizações e ajudar os bichinhos.

Cadeia de favores 

Um jogo solidário divertido pode ser a organização de uma cadeia de favores. Reparta cartões entre os convidados, animando todos a ajudarem alguém que eles sabem que necessita e a pedirem a esse alguém que ajude uma outra pessoa, em uma grande “corrente do bem”. Também podem organizar uma loteria solidária, repartindo cupons para um sorteio no qual o prêmio será algo simbólico (uma caixa de chocolates, por exemplo) e o dinheiro recolhido será destinado a uma causa humanitária.

Já sabem que ideias para lembrancinhas irão escolher?