Atendemos somente com horário marcado. Agende seu horário.

Blog

MR Cerimonial / Assessoria de Casamento  / Como driblar o medo de falar em público na hora dos votos?
Como driblar o medo de falar em público na hora dos votos?

Como driblar o medo de falar em público na hora dos votos?

Para muitos noivos, mais estressante que procurar o vestido de noiva ideal ou traje masculino, ou ainda escolher e organizar os mínimos detalhes da sua decoração de casamento, é a fala em público. Muitos noivos se esquecem desse pequeno grande detalhe e são tomados pelo medo na hora de recitar os votos na frente de todos os convidados. Só quem possui esse medo sabe como é difícil manter a fala alta e regular nesse momento, e não importa o que te digam para manter a calma, mesmo que os presentes sejam os conhecidos de longa data ou familiares. A mão sua, a voz treme e, de repente, você simplesmente se esquece daquele que texto que escreveu e recitou tantas vezes sozinho.

Mas existem truques que pode usar e preparações para praticar antes desse momento e arrasar na leitura dos votos ou qualquer discurso que tenha que fazer nesse dia. Veja as dicas que separamos para te ajudar a superar essa situação:

Faça sua lição de casa

A primeira e melhor dica para combater esse medo é saber exatamente o que pretende falar e entender o significado de cada palavra. Parece óbvio, mas por que é a primeira dica? Porque para aqueles que possuem esse temor, sabem como é fácil esquecer o texto, por isso, sabendo exatamente do que se trata, ainda que você esqueça o texto decorado, poderá improvisar passando a mesma mensagem com outras palavras. Deixe os discursos mais elaborados para o texto para o convite de casamento, e opte por um voto simples de recitar, mas ao mesmo tempo significativo.

Além disso, se estiver acostumado com o texto, é mais provável que ele saia naturalmente. Também, opte por textos e palavras que você costuma usar no dia a dia para deixar o seu discurso ou votos naturais, assim será mais fácil de pronunciar. Deixe de lado textos com os quais não possui familiaridade, já que terá muito mais chances de esquecer ou gaguejar quando o nervosismo bater.

Pratique muito

Leia, releia e leia de novo! Na frente do espelho, na câmera do seu computador ou pra alguém que estiver disposto a te ouvir. Ainda que sejam frases curtas de amor, repita a leitura muitas vezes. Uma boa dica é pedir para apenas uma pessoa te escutar, em seguida reunir duas e depois três amigos. Assim já vai se acostumando com a ideia de público, ainda que seja um pequeno grupo. Peça para eles darem sugestões e tome nota de tudo.

Não deixe de praticar e, quando achar que já possui o domínio do texto, pratique mais uma vez. Ainda que no dia você esteja muito nervoso, com o texto tão fixado em sua cabeça é bem provável que ele saia sem você se dar conta.

Atenção na escolha do sapato

Você deve estar se perguntando o que o seu sapato branco de noiva tem a ver com o seu discurso e ainda mais com seu medo do público. Na verdade tem tudo a ver! Você já se conhece e sabe muito bem que o momento da fala será desconfortável por si só, por isso, nada melhor que estar cômoda em todos os outros aspectos. Talvez um salto muito alto possa te tirar ainda mais a confiança, quando o seu medo estiver dividido entre falar em público e cair em público. Se não abre mão daquele sapato tão desejado, que tal uma sapatilha para noivas para esse momento e depois o salto alto?

Se praticar e adotar as dicas que demos, pode parar de se preocupar com esse momento e começar a focar-se na escolha do penteado para casamento, que é muito mais importante que o medo do público. E pode ter certeza, as convidadas estarão muito mais nervosas para conseguir pegar o seu buquê de flores do que reparar no seu medo de discursar!